Por Juliana Munaro


Aplicativo ajuda empresários a encontrar pontos comerciais temporários

Aplicativo ajuda empresários a encontrar pontos comerciais temporários

Só no ano passado, o comércio eletrônico movimentou R$ 53 bilhões, mas sabia que tem gente que começou com e-commerce e, na hora de expandir, pensou na loja física? Agora um aplicativo facilita a vida do empresário e ele pode experimentar trabalhar em uma loja tradicional. O principal: o aluguel não precisa ser de longa duração, pode ser de apenas um dia.

A loja da empresária Camila Lordelo ficou pronta em algumas horas e mudou a cara do imóvel, que estava fechado há anos. Mas não vai durar até a próxima estação – já tem data para fechar as portas. A Camila, que tem um e-commerce, está testando uma loja física. Já fez uma experiência de quatro dias no fim do ano e agora vai ficar por três meses.

“A gente faz esse teste pra que a gente tenha chão e pra que a gente consiga ver com a própria experiência da venda até onde a gente pode ir ou deve ir”, conta a empresária.

Isso é novidade para quem aluga ponto comercial: normalmente os contratos são longos, duram anos. Mas por que deixar imóveis fechados se tem gente querendo alugar por um período mais curto? Uns meses, umas semanas, uns dias?

O empreendedor Yuri Saiovic resolveu aplicar o conceito de economia compartilhada nos imóveis comerciais. São as chamadas lojas pop ups, ou pontos comerciais temporários.

“Você tem uma quantidade imensa de imóveis com placa de aluga-se e uma taxa de vacância muito alta, e de outro lado você tem um número muito grande de marcas, pessoas e empresários interessados em ocupar esses espaços", diz Yuri.

Para colocar o imóvel no aplicativo criado por Yuri, o dono faz um cadastro com informações e descrições do local e inclui fotos. "Se um varejista só vende no Natal, por que ele vai ficar um ano inteiro com esse aluguel, IPTU, conta de luz?".

No aluguel tradicional, o dono do imóvel repassa para o inquilino taxas como IPTU e custos como água e luz. No aluguel por dia, o proprietário arca com todos os custos e calcula uma média pra cobrar no valor da diária.

O lojista não pode mudar muito a estrutura do imóvel, apenas fazer pequenas adaptações. A Camila, por exemplo, tem mesas e estantes fáceis de carregar e montar para expor os objetos que vende.

Ela fala sobre a experiência. “O online deixa você sem tocar no produto, sem viver o ambiente da marca. Quando você vem para um espaço físico, é como se materializasse realmente o que você entrega pro cliente. A gente convida o cliente a entrar no nosso mundo, e eu acho que essa possibilidade é a partir mesmo de um lugar físico”, completa Camila.

POPSPACES
Rua Guaianases, 1227 - Campos Elísios
São Paulo/SP – CEP: 01204-001
Telefone: (11) 93050-3055
Site: https://popspaces.com.br
E-mail: contato@popspaces.com.br

EULÍRICAS
Telefone: (11) 98555-4355
Site: https://euliricas.com.br/
Contato: contato@euliricas.com.br

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!